A produtividade de uma corporação pode ser impactada por diversos fatores.
Podemos citar como um dos principais a integração entre departamentos que, quando ausente, traz muitos prejuízos, como a falta de comunicação entre as equipes, conflitos de interesse e de responsabilização, carência de cooperação, entre outros.
A Challenges separou aqui neste post algumas formas bem eficazes de sanar a falta de integração entre os departamentos da sua empresa, como potencializar a qualidade da sua gestão!
Quais os benefícios de uma gestão empresarial integrada?
A gestão empresarial diz respeito à administração de uma empresa, atividade essa que exige um conjunto de processos, ideias, ações e entendimentos entre todos os departamentos. Podemos dizer que, engloba as diferentes áreas da corporação, pois tem exatamente o intuito de avaliar as práticas empresariais e a estratégia geral da coordenação.
O método antigo certamente não funcionaria nos dias atuais, antigamente nas empresas cada departamento olhava só para si, deixando de lado a visão sistêmica das dinâmicas empresarias, o que na maioria das vezes criava barreiras para a produtividade e principalmente a funcionalidade da corporação.
No mundo moderno, sem a integração dos setores, a empresa pode sofrer várias perdas significativas como a qualidade no atendimento ao cliente e o valor das suas ações.
Dessa maneira, é bem importante aplicar a integração setorial na sua empresa, para atingir benefícios como:
- Aumento de produtividade;
- Diminuição de custos dos processos operacionais;
- Colabora para a inovação e a troca de ideias;
- Maior satisfação do cliente;
- Maior eficiência geral para a corporação;
- Fortalecimento da competitividade da empresa;
- Diferenciação dos concorrentes;
- Maior lucratividade;
- Aumento do potencial colaborativo do quadro de funcionários.
E como encontrar um objetivo comum na integração de setores da sua empresa?
Por mais que pareça uma ideia bobinha, o objetivo comum é um dos passos mais essenciais para poder alcançar a integração de departamentos da sua empresa, já que cria um laço que une todos os setores para o mesmo propósito.
Então, procure algo que faça isso, ou seja, aproxime os setores, e faça disso o seu objetivo comum.
Conheça estratégias para promover a integração entre departamentos na sua empresa
A Challenges separou aqui algumas dicas para montar suas estratégias de integração de departamentos:
Socialização de novos contratados
Vai além de apresentar ao recém-chegado aos colegas de trabalho, aos departamentos, o novo candidato deve ser apresentado às suas tarefas. Ao chegar na sua empresa pela primeira vez, o novo funcionário vai aprender o que e como deve fazer, e, assim sendo, é fundamental integrá-lo à equipe logo no começo da jornada dele na corporação.
Quando ele reconhece a sua relevância no processo como um todo, a comunicação entre os setores será estimulada e facilitará o processo de adaptação dele na empresa.
Treinamentos
Engajar os funcionários para um mesmo objetivo também é outro ponto.
Por ser tratar de um conteúdo talvez novo para alguns, proporcionará um trabalho em equipe maior, proporcionando maior visão para soluções de dificuldades dentro da empresa.
Confraternizações
Sim, é isso mesmo que você leu. Confraternizações são o exemplo perfeito de um momento para unir a equipe e renovar os ares de esperança.
Por ser um evento de caráter descontraído, proporciona maior contato entre os membros da equipe, além de tudo, isso contribui para que o sentimento de colaboração se intensifique, o que facilita os contatos diários entre os funcionários, também permitindo novas discussões sobre projetos, problemas e soluções.
A importância das ferramentas de comunicação
Isso chega a ser óbvio de tão indispensável. Transmitir informações e ideias da forma correta só tem vantagens: promover a aproximação, impulsionar os processos, melhorar o engajamento dos funcionários etc, como criar uma intranet para comunicação só dos funcionários, colaboradores e parceiros.
Automatize e integralize os processos da sua empresa
Um CRM é muito importante para o registro de atividades de todos os setores de uma forma integrada. A comunicação entre os setores contribui para o aumento da produtividade, redução de custos e aumento de lucros, oferecendo um serviço melhor ao cliente, pelo menor preço possível, dentro do padrão de qualidade da empresa.
Veja alguns passos para impulsionar a integração empresarial de setores:
- Considere o endomarketing: incentiva os colaboradores e, de quebra, melhora o rendimento deles;
- Não tenha medo de incorporar ferramentas tecnológicas: não, as máquinas não irão substituir os humanos da sua empresa, pelo contrário, elas podem ajudar eles a se tornarem mais produtivos;
- Melhore os canais de comunicação interna também;
- Faça análises amplas que abordem todos os departamentos da empresa;
- Integre os setores e saiba como ser um bom líder e gestor.
Com um bom planejamento não é difícil colocar em prática a integração entre os departamentos na sua empresa.