Cada vez mais as empresas estão observando sobre a inclusão social no mercado de trabalho. Inclusão social no trabalho vai muito além de deixar sua equipe mais diversa, mas de dar oportunidades a quem, muitas vezes, não encontra muitas possibilidades no mercado de trabalho.
A inclusão social nada mais é que proporcionar oportunidades para todos sem julgar questões de raça, sexualidade ou mesmo deficiência. Quando pensamos em inclusão social, imaginamos pessoas com deficiência física ou motora, mas a palavra significa muito mais do que isso. O objetivo da inclusão é trazer todos os tipos, ideias, conhecimentos, etc. para o ambiente de negócios.
À medida que a sociedade se torna cada vez mais diversificada e busca oferecer oportunidades iguais para todos, o ideal é demonstrar como as diferenças podem auxiliar a conhecer e implementar novas habilidades aos processos. A inclusão social assume diversas formas, tais como: cotas raciais, cotas sociais, inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, diversidade racial, entre outras.
Já a inclusão social corporativa, abrange diversas questões de aceitação dos funcionários e maior representatividade no mercado de trabalho.
Como resultado, o ambiente se torna mais diversificado, o que traz enormes vantagens, como: maior compreensão dos funcionários, maior diversidade de ideias e maior aceitação das diferenças dos outros.
Por isso, as empresas precisam incentivar a inclusão e contratar aqueles que não se enquadram no estereótipo do colaborador ideal, dando chance a todos.
Como a diversidade vai auxiliar na sua equipe
Ter uma equipe mais inclusiva, com opiniões, experiências e vivências diferentes fora do horário de trabalho e do horário de trabalho tem um grande impacto na tomada de decisões da empresa. Com isso, aliado às leis já aplicadas, o ambiente se torna mais aceitável, com melhores ideias e melhor opinião pública.
Um ambiente mais diversificado ajuda no planejamento estratégico geral da empresa e, junto com funcionários que vivem de forma diferente, a empresa pode conversar com todos que possuem uma filosofia de trabalho diferente.
Além disso, os estilos de trabalho se tornam mais inclusivos, pois funcionários “diferentes” podem ter planos diferentes no ambiente de trabalho, tornando melhor a convivência entre os funcionários. Ao alinhar todos os temas do texto, o resultado para a empresa será uma equipe mais criativa e pronta para o dia a dia.
Com uma equipe diversificada que atrai os melhores colaboradores do mercado de trabalho, a capacidade da equipe será melhor avaliada e trará bom desempenho futuro para a empresa.
É importante ressaltar que não basta oferecer emprego, as empresas também devem proporcionar acessibilidade adequada a esses profissionais.
No que diz respeito à inclusão racial, bem como à inclusão de seniores e profissionais LGBTI+, não existe uma lei específica que obrigue os empregadores a incluir estes indivíduos nas suas equipas, embora existam alguns benefícios fiscais associados. Por isso, além de propor medidas de reparação social e apoiar a diversidade, o papel da gestão de pessoas tornou-se mais importante para conscientizar a alta direção e os colaboradores.
Quais são os benefícios de investir em diversidade?
Uma equipe diversificada que apoia e respeita uns aos outros permite que empresas de todas as áreas atraiam mais clientes, parceiros e investidores, além de desenvolver líderes admiráveis e funcionários felizes e produtivos.
Por isso, os gestores de RH e a alta liderança da empresa devem criar formas de promover a inclusão social no mercado de trabalho. É claro que resultados realmente eficazes dependem de políticas públicas e ações em larga escala, mas é importante ter a mentalidade de que os esforços de todas as empresas, independentemente de seu tamanho, são importantes.
Vá além da inclusão social e passe a incluir mais idiomas no seu negócio, assim, você pode alcançar cada vez mais pessoas diferentes. Entre em contato com a nossa equipe e saiba como.