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O termo soft skills geralmente anda junto com hard skills, ambos são utilizados por profissionais de Recursos Humanos para identificar características específicas de um profissional.

As hard skills são habilidades técnicas e, de modo geral, são facilmente mensuráveis e possíveis de desenvolver por meio de treinamentos e cursos. Durante muito tempo, essa competência foi a principal e mais relevante profissionalmente, mas esse cenário tem se transformado e atualmente as soft skills aparecem com muito mais relevância e destaque.

As soft skills se referem a habilidades comportamentais relacionadas a maneira como uma pessoa lida com o outro, ou seja, como funciona a interação dela em grupos e, ao mesmo tempo, como ela lida com suas próprias emoções. Quanto mais positivamente o profissional consegue lidar com essas situações ambientais e psicológicas, maiores são suas soft skills.

São competências subjetivas, portanto, estão intimamente relacionadas à personalidade e outros fatores emocionais construídos ao longo da vida do indivíduo. Tendo isso em vista, é possível entender o motivo pelo qual as soft skills são tão valorizadas na atualidade.

Exemplos de soft skills
1. Inteligência Emocional
A inteligência emocional é a capacidade de reconhecer e lidar com as próprias emoções e com as emoções do outro.

2. Resiliência
A resiliência está muito relacionada à resposta dada pelo indivíduo ao se deparar com situações adversas ou ao ter que tomar uma decisão sob pressão. De modo geral, é a capacidade de lidar com problemas de modo assertivo e se adaptar facilmente.

3. Comunicação assertiva
A comunicação é muito importante em diferentes funções, porém, dependendo da forma como ela é feita pode-se incitar ou apaziguar conflitos. Ao mesmo tempo, se a mensagem não for compreensível podem haver problemas no entendimento de demandas e, consequentemente, nos processos e entregas. Então, para evitar conflitos e também manter uma linearidade nos processos, é importante que haja uma comunicação assertiva dentro dos times.

Veja a seguir as soft skills mais demandadas pelas empresas?

São as soft skills que vão indicar ao recrutador de que maneira o profissional lida com os desafios do dia a dia. A seguir as dez habilidades pessoais mais procuradas pelas organizações:

  1. Princípios éticos;
  2. Confiança;
  3. Atitude positiva;
  4. Motivação;
  5. Trabalho em equipe;
  6. Organização e gestão do tempo;
  7. Capacidade de trabalhar sob pressão;
  8. Comunicação;
  9. Flexibilidade;
  10. Segurança.

Quais são as diferenças entre soft skills e hard skills?

A diferença mais importante entre soft skills e hard skills está no aprendizado. Habilidades técnicas (hard skills) podem ser adquiridas na faculdade, nos cursos livres e nas experiências de trabalho anteriores. As soft skills, por outro lado, são partes da personalidade do profissional, características pessoais que ele provavelmente já carrega ao longo de toda a vida.

É claro que as soft skills também podem ser ensinadas, treinadas e desenvolvidas, mas esse é um processo muito mais demorado. Já imaginou como seria difícil transformar um gestor agressivo em um líder carismático? Ensinar um leigo em audiovisual a utilizar uma ferramenta de edição de vídeos seria muito mais simples.

Uma das situações em que as soft skills são necessárias é na resolução de problemas do dia a dia. Profissionais proativos costumam procurar soluções por conta própria, levando aos gestores apenas questões que estejam completamente fora de seu alcance. Quando a equipe não depende tanto das decisões da liderança, os processos se tornam dinâmicos e os resultados acontecem de forma mais rápida e eficiente.

O fato de esse tipo de competência ser uma habilidade transferível também é um ponto positivo. Isso significa que, com o convívio diário, as pessoas da equipe podem ir aos poucos aprendendo soft skills umas das outras.

Um profissional com atitude extremamente positiva, por exemplo, pode transformar a forma de pensar do time inteiro ao longo do tempo. No entanto, o contrário também acontece: uma pessoa negativa, que só reclama, pode acabar contaminando o ambiente. Essa é a importância de se preocupar em recrutar funcionários com o perfil correto.

Por último, é importante destacar que soft skills podem ser usadas em qualquer tipo de profissão ou emprego. Ou seja, no caso de um analista financeiro ser transferido para a área de marketing, ele poderá ter muito sucesso se for uma pessoa criativa e comunicativa.

Hoje em dia o profissional de Recursos Humanos realiza a entrevista com dedicação especial para as Soft skills, listamos aqui algumas perguntas aplicadas por este profissional. 

“Conte-me sobre um período em que precisou trabalhar em equipe”
Evite ao máximo falar mal do grupo em que trabalhava, falar que tudo só você resolvia sozinho. isso vai transparecer que você não se preparou bem para a entrevista. 

“Fale sobre uma situação na qual precisou pedir ajuda”
Jamais responda que não se lembra. Um profissional que trabalha bem em grupo sabe que ninguém é bom em tudo e faz questão de pedir ajuda aos colegas sempre que necessário. 

“Se algum dia você tivesse que desempenhar uma função que está fora da descrição do seu cargo, como reagiria?”
Essa pergunta e realizada para avaliar a proatividade e a versatilidade do candidato. Profissionais sem essas soft skills deixarão evidente, de alguma forma, seu desconforto com esse tipo de situação, mesmo que tentem disfarçar. Um funcionário disposto a trabalhar em diversas áreas tem maior chance de conquistar a vaga. 

Estes são alguns exemplos de perguntas realizadas pelo recrutador, e agora, se a entrevista for em outro idioma? Você está preparado? 

Entre em contato com a Challenges Idiomas que vamos ajudar você a conquistar o tão sonhado emprego, 

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